Sobre nós

Educar é a nossa natureza!

Quem somos?

 

A SOS Ambiental é uma empresa de educação ambiental que há quinze anos realiza atividades educativas com o público infantil.

Levamos animais da fauna brasileira para os mais diversos locais, sempre acompanhados por biólogos e, de forma lúdica e informativa, ensinamos sobre preservação, poluição, extinção, caça, desmatamento, biologia das espécies e equilíbrio ecossistêmico.

Com materiais didáticos e de forma interativa e divertida, nossa equipe apresenta para o público o universo natural no meio da cidade com o objetivo de formar cidadãos mais conscientes e que respeitem o meio ambiente.

Conheça um pouco da nossa história

 

A SOS Ambiental surge em setembro de 2003, mas a minha historia e paixão pela educação ambiental aconteceu lá atrás, quando eu ainda era um estudante de biologia de Faculdade PUC-SP no ano de 1999.

Já no meu primeiro ano de faculdade resolvi largar um emprego para viajar para o Pantanal e Floresta Amazônica 45 dias com a minha recisão para participar do Congresso Brasileiro de Zoologia e já aproveitar para fazer um mochilão com mais dois amigos, conhecendo esses dois lindos biomas brasileiros com sua rica fauna e flora.

Quando voltei de viagem me descobri biólogo e logo fui convidado por uma creche de Itu (creche mãezinha), cidade onde residia, para realizar uma palestra sobre animais peçonhentos, pois a creche estava inserida em um bairro com baixa infraestrutura e muito lixo, o que ocasionava em encontros frequentes em cobras, aranhas e escorpiões. Entrei em contato com o centro de zoonoses de Itu e consegui um biólogo com cobras, aranhas e escorpiões e junto à ele quando dei minha primeira palestra.

A sensação foi ótima, a minha descoberta estava se concretizando, sim eu era biólogo! Adorei tanto a ideia que resolvi montar uma aula semanal para as mais de 120 crianças de forma voluntária. Percebendo a grande quantidade de lixo no bairro, resolvi montar brinquedos reutilizando o lixo e a ideias cresceu, capacitei os pais e funcionários e montamos uma brinquedoteca só com brinquedos feitos com “LIXO”.

Diego Sanchez

20171026---SOS-AMBIENTAL---BANNER-SLIDER-Quem-Somos---Diego-Sanchez-2

Proprietário e Biólogo Responsável SOS Ambiental

O sucesso foi enorme e o material reciclado não parava de chegar pois as famílias se conscientizaram da importância da reutilização e reciclagem. Foi quando a cooperativa de materiais reciclados de Itu nos doou os latões enormes para coleta e venda desse material.

Com a venda desse material conseguimos gerar renda e então resolvemos montar a nossa própria horta orgânica com o  lixo e cada grupo de alunos era responsável pelo seu canteiro.

Com isso trabalhávamos questões como boa alimentação e meio ambiente, mas também responsabilidade, cooperativismo e outros valores.

Claro que com uma alimentação mais saudável e economia de recursos tivemos uma melhora de auto estima e qualidade de vida incomparáveis.

Ganhamos uma mensão honrosa na câmara dos vereadores da cidade de Itu com os meus apenas 19 anos. Amei a educação, resolvi me inscrever na rede municipal de educação e me tornei professor de escolas de zona rural de Itu, Porto Feliz e Salto. Minhas escolas eram em meio a floresta e multiseriadas, ou seja, uma única sala com quatro fileiras e as aulas eram para 1º, 2º, 3º, 4º ano juntos, com uma única lousa. E mais, eu fazia o café da manhã, lanche e antes de ir embora dar a merenda (almoço).

Com 20 anos, sou sincero em dizer que não foi nada fácil, muito pelo contrário, os bairros eram muito simples, as crianãs não tinham uma boa estrutura familiar e nem mesmo financeira e ainda tinham que ajudar nos afazeres da escola, pois a limpeza e cuidado com a escola eram coletivos. Muitas das escolas nem banheiro tinham, só mesmo uma fossa (buraco no chão).

Foram eles que despertaram meu olhar pela educação e a transmitir o carinho e forma de conhecimento e assim tive minhas maiores experiências no campo. Foi nessa época que eu criei muitas atividades de Educação Ambiental e logo me interessei por cursos, encontros, mesas redondas e livros.

Na mesma época conheci os cursos de férias do Zoo de Sorocaba, parque da biquinha e chico mendes, todos com semanas incríveis as quais participei por anos, aprendendo e me capacitando na área de E.A.. Fui então chamado para ser o biólogo que guiaria os grupos de escolas particulares da cidade de Sorocaba e região no Zoo Sorocaba.

Inevitável o quanto você aprende no dia-a-dia de um zoológico, pois é, eu estava na faculdade e já trabalhava com educação ambiental dentro de um Zoo especializado na área. Quando estava no quarto ano de faculdade já lesionava em 3 colégios particulares, além dos grupos no zoo e eventualmente as aulas na zona rural.

Educação infantil – aula de Educação Ambiental (Sorocaba)
1º ao 5º ano – lab. de ciências (Itu)
1 º ao 3º ano (Médio) – aulas de biologia (Angatuba)

Conclusão, em uma noite chuvosa saio tarde Sorocaba, havia trabalhado a semana toda como um maluco, dormi na estrada dirigindo o carro em direção a Itu e acordei embaixo de um caminhão. O carro destruiu, PT, porém eu não tive nenhum arranhão e com 21 anos pronto para me formar já não estava mais saudável pegar tanta estrada, resolvi então literalmente pisar no freio e tomar uma das decisões mais difíceis, porem mais assertivas da minha vida, ir para São Paulo e montar com meu irmão mais velho a SOS Ambiental!

Sim, largar o certo por um sonho, não educar uma única sala no ano, mas sim, uma sala por dia todo ano. A ideia não foi difícil, pois já era educador e já trabalhava com animais. Meu irmão é dono de uma das maiores e melhores empresas de recreação no mercado com uma rotatividade alta de eventos e com o nosso Teatro Ambiental rapidinho ganhamos o mercado com uma média de 10 eventos no primeiro ano e no segundo ano, uma média já de 40 eventos.

Anos se passaram e em junho de 2007 ganhamos na 6º Conferência Latino Americana de Preservação do Meio Ambiente uma certificação na assembleia legislativa do estado de São Paulo do IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) por importantes trabalhos realizados na área ambiental.

Reconhecimento esse que me deixou muito orgulhoso e em 4 anos de empresa os resultados estavam aparecendo, garantindo o nosso caminho. De lá pra cá, não deixamos de realizar atividades voluntárias todos os meses, nunca esquecendo de nossas raízes. No ano de 2009, várias parceiras e projetos realizados, fui convidado a ser o biólogo e apresentador no programa tudo é possível, da Ana Rickman na rede Record, e lá fiquei por aproximadamente 4 anos até o término do programa.

Conheci muitos parques, institutos, instituições, reservas, zoológicos e países levando Educação Ambiental em rede nacional a cada 15 dias. Foi incrível, abracei leões, toquei em girafas, hipopótamos, rolei com tigres no chão, conheci biólogos e lugares incríveis e claro, sempre aprendendo muito.

No ano de 2014, em parceria com a Walking Ecoterapia criamos a réptilterapia, terapia inovadora trazida da Inglaterra que com auxílio dos répteis e terapeutas capacitados, além de mim como biólogo, tivemos resultados resultados incríveis em pacientes com tetraplegia, paralisia infantil e cerebral, altismo, hiperativos, entre muitas outras pessoas. Com esse lindo trabalho para uma população que realmente precisa, voltei a granar várias matérias em TV’s como Globo, SBT, Bandeirantes, RedeTV, TV Aparecida, TV japonesa, além de muitas matérias em revistas como a Veja e a revista do Conselho Regional de Biologia.

Estamos para completar em 2018, 15 anos de SOS Ambiental e esse é o meu convite para você ter novas experiências.

AMAR A NATUREZA É PRESERVAR A VIDA, VIVA VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

Back to top
Fale pelo whatsapp